Uma das mais antigas redes de supermercados de Santa Catarina, Althoff Supermercados, entrou com pedido de recuperação judicial. Com mais de 70 anos de história e 11 lojas distribuídas na região, o empreendimento tem enfrentado dificuldades de manter todas as operações. A fim de reduzir as despesas, algumas unidades encerraram suas atividades aos domingos.
Pegando os clientes de surpresa, a Althoff teve o processo de recuperação judicial deferido pela Justiça, por meio da assinatura do juiz da Vara de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca da Capital, Luiz Henrique Bonatelli. A decisão ocorreu em função das dificuldades econômico-financeiras evidenciadas pela empresa de Criciúma.
Mesmo com tamanho prestígio no mercado, a empresa não conseguiu lidar com as pressões inflacionárias, redução da margem de lucro, elevado custo logístico, carga tributária e abertura de lojas concorrentes. Por outro lado, o laudo de constatação prévia registrou, também, os impactos devido às enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas em 2024.
Aumentando a rotatividade financeira, uma disputa entre sócios gerou restrições sobre bens da empresa e recusas na concessão de crédito. A rede de supermercados apresenta valor de recuperação ultrapassando R$ 108 milhões. Dessa forma, o juiz decretou 60 dias para que os acionistas apresentem o plano de recuperação judicial, ao passo que os credores não podem realizar ações contra a Althoff por 180 dias.
Rede de supermercados confirma funcionamento
Mesmo com o fechamento das unidades aos domingos, a rede Althoff Supermercados informou que, na prática, nada irá mudar para os clientes. Em Criciúma, três lojas situadas nos bairros Michel, Pinheirinho e Metropol tiveram a rotatividade alterada.
No entanto, os impactos podem ser sentidos nas demais filiais espalhadas pela região. De modo geral, as lojas estão distribuídas entre Imbituba, Garopaba, Laguna, Tubarão, Orleans, Urussanga, Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma.
Fonte: Correio do Estado