A Tupperware Brands está se preparando para solicitar falência ainda esta semana, segundo pessoas com conhecimento dos planos, após anos de esforços para revitalizar o negócio em meio à queda na demanda, segundo apurou a Bloomberg.
A marca de utensílios domésticos, que por grande parte de um século definiu o armazenamento de alimentos, planeja entrar sob proteção judicial após violar os termos de sua dívida e contratar consultores jurídicos e financeiros, disseram as fontes, que pediram anonimato para discutir informações confidenciais.
Os preparativos para a falência seguem negociações prolongadas entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões em dívidas. Os credores concordaram, neste ano, em dar à empresa um prazo adicional devido à violação dos termos do empréstimo, mas a situação da empresa continuou a se deteriorar. Os planos ainda não são definitivos e podem mudar. Um representante da Tupperware se recusou a comentar.
A Tupperware tem alertado há anos sobre dúvidas quanto à sua capacidade de continuar no mercado. Em junho, a empresa planejou fechar sua única fábrica nos EUA e demitir quase 150 funcionários. No ano passado, substituiu o CEO Miguel Fernandez e vários membros do conselho como parte de um esforço para reverter a situação, nomeando Laurie Ann Goldman como a nova CEO.
A Tupperware, em 1946, apresentou seus produtos plásticos ao público após o fundador Earl Tupper inventar seu vedante flexível e hermético. A marca se espalhou nas casas americanas principalmente através de festas de vendas organizadas por mulheres suburbanas. A empresa continuou, ao longo de quase 80 anos de operação, a depender amplamente de vendas diretas por um “exército” de vendedores amadores, contando com mais de 300 mil vendedores independentes, segundo registros regulatórios de 2022./Bloomberg L.P
Fonte: Estadão